
Baixar PDF
O Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) é fruto de um processo coletivo, guiado pelas visões e aspirações de futuro dos povos que o constroem. Trata-se de um documento vivo, que precisa ser revisitado periodicamente para que continue fazendo sentido. Lançado em 2015, o PGTA das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d’Este já previa sua atualização, que está começando a ser feita agora, no ano em que ele completa dez anos.
Ao elaborar seu plano de vida, lideranças e caciques também pensaram em garantir meios para sua execução, propondo a criação de reservas financeiras próprias. Dessa ideia nasceu o Fundo Pakará, que, após um processo de estruturação, passou a operar oficialmente em março de 2025. Entre as primeiras iniciativas de seu Comitê Gestor esteve a realização de uma caravana por todas as aldeias do território, ouvindo de perto as demandas das comunidades. Essas contribuições serão a base da atualização do PGTA.
O Comitê Gestor do Fundo Pakará é composto por seis indígenas, escolhidos em assembleias das duas associações do território: Associação dos Povos Indígenas Tiriyó, Katxuyana e Txikuyana (APITIKATXI), que representa o lado oeste do território, e Associação dos Povos Indígenas Wayana e Aparai (APIWA), que representa lado leste e rio Paru d’Este. Entre julho e setembro, os membros do Comitê se dividiram em grupos e, acompanhados por assessores do Iepé, da Funai, representantes das associações e de parentes, que ofereceram apoio logístico, visitaram as 83 aldeias da região.
“Nosso território é muito grande”
Um dos membros do Comitê Gestor do Pakará, Panape Apalai Waiana nasceu na aldeia Ananapiaré, no lado leste do Tumucumaque. Para ele, participar da caravana foi também uma oportunidade de ver o tamanho do território. “A cada nova aldeia que a gente passava eu me sentia emocionado porque eu só conhecia a minha região, abaixo do rio Paru. Nosso território é muito grande”, contou. “Conhecer a realidade de cada aldeia, o que tem e o que não tem, o que avançou e o que não avançou, vai ajudar muito no trabalho do Pakará”, completou.